CAMISINHA FEMININA CONTRA ESTUPRO

camisinhaAltos índices de violência sexual da África do Sul levaram à criação da Rape-aXe, camisinha feminina com farpas que inibe a ação de estupradores. Com a Copa do Mundo de 2010, invenção volta a ficar em evidência.

O número de estupros na África do Sul é tão alto que a sul-africana Sonette Ehlers desenvolveu um mecanismo de defesa para inibir a ação dos agressores: uma camisinha feminina especial chamada Rape-aXe.
Ehlers trabalha há anos com vítimas de abuso sexual. Certo dia, ouviu de uma dessas mulheres uma frase que não lhe saiu mais da cabeça: “Eu queria ter dentes lá embaixo”.
Uma vagina que morde é uma ideia que sempre aterrorizou os homens. Bastou uma apresentação pública da invenção para reduzir a zero o número de estupros numa cidade.
“O diretor de polícia me disse: ‘Sonette, depois da sua apresentação, passamos três meses sem registrar um estupro sequer. Os homens ficaram com medo de que você tivesse deixado algumas dessas camisinhas por aqui'”, conta ela.
O medo dos homens tem fundamento. A possibilidade de cometer o estupro ainda existe, mas as consequências para o agressor são devastadoras. Na hora em que ele tentar tirar o pênis de dentro da vagina, centenas de farpas perfuram a pele.

Camisinha só pode ser retirada em cirurgia
“Rape-aXe é uma camisinha para mulheres que, depois de um estupro, se transforma numa camisinha para o homem. A camisinha é feita de látex e plástico, e as farpas são colocadas na parte interna de forma que o homem não consiga retirá-la sozinho”, explica Ehlers.
“O homem deve procurar um hospital o mais rápido possível e retirá-la com um procedimento cirúrgico. A camisinha fica presa ao pênis, é tudo muito doloroso e ele não pode sequer urinar. Na clínica, o procedimento só pode ser realizado com anestesia local.”
Isso não poderia ser considerado agressão física? – é a pergunta que as funcionárias da Terre des Femmes mais ouvem do público nas discussões promovidas na Alemanha.
A resposta da organização de defesa dos direitos da mulher é clara: é o homem quem agride a mulher, e a camisinha com farpas oferece proteção contra essa violência.
A Terre des Femmes apoia o Projeto Rape-aXe por entender que assim as mulheres podem se proteger e, principalmente, porque elas é que decidem quando usar a camisinha, diz Serap Altinisik, que também faz parte da organização.
“Consideramos muito importante que isso seja uma decisão própria. Simplesmente porque, do contrário, dirão: ‘As mulheres já podem se proteger e não precisamos mais promover trabalhos de prevenção e esclarecimento’. E uma situação assim não é sustentável”, comenta Altinisik.
“A camisinha é quase como uma ferramenta de autodefesa, como spray de pimenta, que se pode carregar. Por isso achamos que ela pode ser usada por mulheres de todos os lugares”, diz.

.

Preocupação com a Copa
A ideia é que a camisinha seja oferecida no mundo todo. O preservativo já está sendo produzido na Malásia. A distribuição será coordenada a partir da Alemanha. A meta é distribuir a Rape-aXe gratuitamente para mulheres em situação social vulnerável.
A administradora de empresas Tatiana Weintraub, da Terres des Femmes, está organizando os canais de distribuição e negocia subvenções com os governos de alguns países.
A demanda é enorme, diz ela. No caso da África do Sul, principalmente em função da Copa do Mundo.
“Nós recebemos diariamente cerca de cem e-mails de maridos e esposas que têm medo de viajarem para esse país por terem ouvido a respeito dos altos índices de estupro. Eles perguntam: ‘essa nova camisinha já está à venda? Podemos nos proteger?’ Então é prioridade absoluta que, até a Copa, a camisinha já esteja no mercado na África do Sul”.

Autora: Henriette Wrege (ff)
Revisão: Alexandre Schossler

Fonte: VilaMulherbeta

No link abaixo você pode ver um pequeno vídeo sobre como funciona
http://www.antirape.co.za/intro.htm

 

Participe de nossa enquete!

 

 

Anúncios

1 Response to “CAMISINHA FEMININA CONTRA ESTUPRO”


  1. 1 WALLACE 14/01/2010 às 15:05

    ESSE TIPO DE PESSOAS TEM QUE SER ELIMINADA DO MEIO SOCIAL!
    ESSA ÉH MINHA COMUNIDADE NO ORKUT: ESTUPRADOR TEM QUE MORRER!
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=90690030 PARTICIPEM E DEIXEM LA SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO! ABRAÇOS

    Curtir


Comments are currently closed.



RSS ÚLTIMOS ANÚNCIOS

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS VEÍCULOS

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Estatísticas de Acesso

RSS IMÓVEIS:

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Acessos:

  • 422,011 visitas
Follow Classificados Alô on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: